sábado, 30 de janeiro de 2010

A mais alta das torres começa no chão

Todos sabemos que os provérbios traduzem de uma forma prática um ensinamento colhido na vida pelo ser humano, em qualquer que seja o local onde ele se encontre, desde que ele tenha a capacidade de efectuar duas coisas: observar e meditar.

A observação é importante porque permite-nos aperceber do que se passa à nossa volta e como se passa.

A meditação é importante porque permite analisar, compreender um determinado facto observado, e extrair conclusões que possam servir num futuro.

Como a civilização chinesa já leva um avanço significativo nesta prática de observar e meditar sobre outras civilizações normal será que a mesma possua muitos provérbios.

Um desses provérbios é o que serve de título a esta mensagem:

"A mais alta das torres começa no chão"

Infelizmente, assistimos diariamente a muitos casos em que tal ensinamento é pura e simplesmente mandado às urtigas com as consequências que se adivinham.

Existem mesmo uns profissionais da tentativa de desconstrução deste provérbio. Entretêem-se diariamente a tentar convencer todos os outros de que podem construir as suas belas e maravilhosas torres sem qualquer alicerce, sendo que elas jamais cairão.

Tais profissionais, os POLÍTICOS da nossa praça, em todas as ocasiões pretendem mostrar que podem desafiar o provérbio, mas.....

O que torna tudo mais grave é quando a ausência de execução de tais promessas afecta, de várias formas, terceiros que nada têem a ver com as tais TORRES!

Sem comentários:

Enviar um comentário