sábado, 13 de junho de 2009

Sol de Junho madruga muito

O mês de Junho para os que vivem no hemisfério Norte representa o período do ano em que a Terra obtém a sua maior inclinação do seu eixo em relação à linha Terra-Sol, expondo durante mais tempo a metade Norte à radiação solar.

Junto ao dia de São João, atinge-se essa inclinação máxima, ou seja o solstício de Verão. Será exeactamente nesse dia em que o período diurno da vinte horas do dia será o mais elevado, por contraposição ao período noturno que será o de menor duração.

Sendo que o período diurno se deve estender equitativamente pelo período de tempo que o movimento do sol faz desde o seu nascimento até ao seu ocaso, centrado no momento da passagem meridiana pelo meridiano do lugar, não só isso irá implicar um período matinal, ante-meridiana, longo como um outro período vespertino, pós-meridiana, de igual duração.

Assim o nascimento do sol é cedo e o seu ocaso tarde. Se pensarmos numa duração de período diurno da ordem das catorze horas, isto significa que o período matinal terá uma duração de sete horas e o vespertino igualmente sete horas.

Se é verdade que o Sol de Junho madruga muito, também podemos dizer que tarde vai para o seu ocaso.

" JUNIO ES TODO DIA; LOS VIEJOS Y ACHACOSOS TIENEN MÁS VIDA".

Sem comentários:

Enviar um comentário