sábado, 21 de março de 2009

Em dia de S. José, come-se, bebe-se e bate-se o pé

Já foi há dois dias, mas em Portugal quase não se deu por tal, excepto para os fins comerciais que nisto de dias comemorativos hoje só se fala para esses fins.

Ao invés de Portugal, em Espanha o dia é feriado, lembrando-se a importância que o pai tem na família, não só na procriação mas também na educação e formação dos filhos como futuros continuadores da espécie.

Em Portugal a Igreja, estranhamente considera que a família é só a mãe, daí ter colocado o dia da Mãe em data móvel e quase não se refere ao papel que o pai tem no casal e nos vindouros.

Para uma entidade que, abomina a inseminação artificial, será que tudo é obra do Espírito Santo ?

Pobre São José, que em tão pouca conta te tem a instituição, já não bastando a fama com que ficaste há 2010 anos!!!!

Mas vamos ao provérbio ou ditado popular.

Por que é que no dia de S. José é dia de comer, beber, e bailar ?

Se olharmos com atenção este dia antecede o dia do equinócio da Primavera, que ocorre entre os dias 20 e 21 de Março, altura em que a órbita da Terra ao descrever a eclíptica cruza com o equador celeste no ponto vernal.

Ora, por outras palavras, significa igualmente o final do reinado do general Inverno, o qual se vai retirar com as suas forças, para um regresso lá para os finais do ano.

Portanto estamos no findar dos tempos gélidos e o iniciar da Primavera, com todo o desabrochar que é hábito nesta época.

Esta altura, no calendário juliano, servia igualmente para marcar o findar de um ano e o início do novo, cheio de esperanças nos rebentos.

Espero que não se tenham esquecido de S. José!

Sem comentários:

Enviar um comentário