sábado, 5 de setembro de 2009

Em Setembro secam as fontes e a chuva leva as pontes

O mês de Setembro, pelo menos na sua primeira parte ainda é de tempo quente, mais moderado que o Agosto, mas ainda parecendo uma continuação deste.

Consoante se avança pelo mês, as noites vão sendo mais reconfortantes pela sua amenidade, apesar de durante a parte diurna ainda o sol dar mostras do seu poder.

Também é hábito deste mês, consoante se aproxima o Equinócio de Outono, surgirem fortes trovoadas e aguaceiros que normalmente provocam alguns estragos.

Esses estragos não são tanto pela dureza do fenómeno atmosférico mas mais pela incúria humana que levou todo o Verão e encher de lixo os leitos das diversas linhas de água, incluindo os sistemas pluviais urbanos.

Assim quando Setembro brinda com um forte aguaceiro as inundações são mais que muitas, todas pelo motivo atrás expresso. Depois no resto do período habitual de precipitações, mesmo quando as mesmas são de maiores dimensões já não sucedem tal tipo de inundações.

Os arcos de uma ponte a obstruir o caudal elevado e momentâneo de uma linha de água podem conduzir ao colapso da estrutura.

Sem comentários:

Enviar um comentário