sábado, 2 de janeiro de 2010

2010 = Ano Par

Creio que ninguém tem dúvidas de que o ano que acaba de começar é um ano PAR.

Em bons velhos tempos aprendia-se, pelo menos, na segunda classe da apelidada Instrução Primária. Actualmente não sei, mas não ficaria espantado se tal noção apenas fosse ensinada no nível do ensino secundário. Com um pouco de sorte ainda será no ensino ... universitário.

Portanto, para aqueles que não sabem, 2010 é um número par, dado que o algarismo mais significativo à sua direita é um algarismo par (Zero), formando a dezena dez.

Vem tudo isto a propósito de um refrane castelhano que acabo de encontrar, folheando um livro de refranes, com o seguinte texto:

"En anos nones no hay que temer ciclones;
en anos pares los habrá a millares"

O que podemos tomar em bom português como:

"Em anos ímpares não há que temer ciclones;
em anos pares eles serão aos milhares"

Nada nas estatísticas climatologicas demonstra tal facto de forma pura e científica o que não retirará que em épocas possam ter sucedido sequências de anos pares em que a tendência para o aparecimento de ciclones tenha sido maior do que nos anos ímpares concomitantes.

E talvez seja bom referenciar aqui outro provérbio, "Uma andorinha não faz a Primavera", para que não tomem circunstâncias ocasionais e num breve período como representativas de um longo período.

Pode ser que 2010, sendo Par, não venha a ter mais ciclones do que os que teve 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário